O bife de chorizo é mais um dos tradicionais cortes argentinos, retirado da parte traseira (mais para o centro) do contrafilé, próximo ao bife ancho (também conhecido no Brasil como filé de costela) que é retirado da parte dianteira.

Apresenta como principal característica a sua “sobrancelha” de gordura (confira na imagem mais abaixo) que cobre toda o corte e que proporciona um excelente sabor no bife de chorizo, excelente opção de carne para churrasco e que pode facilmente ser o ponto alto do evento.

Vamos ensinar como fazer o bife de chorizo na churrasqueira, mantendo todo o sabor e suculência da carne e fazer bonito no seu churrasco, encantando a sua família e os seus convidados.

Conteúdo relacionado: Como fazer espetinho de carne para vender

Como temperar o bife de chorizo para churrasco

Seguindo as dicas do tutorial de como temperar carne para churrasco, vamos utilizar no nosso bife de chorizo apenas sal grosso médio.

O bife de chorizo argentino deve ser cortado entre 2 e 3 dedos masculinos de espessura, pesando entre 300 e 400 gramas, por isso aceita bem o sal grosso.

Em um recipiente aberto faça uma pequena “cama” de sal e coloque a carne, termine de temperar a parte de cima e leve próximo a churrasqueira por 5 minutos, retirando o excesso de sal antes de levar para o fogo.

Bife de Chorizo Argentino

Conteúdo relacionado: Como fazer costela assada na churrasqueira

Como fazer bife de chorizo na churrasqueira

O bife de chorizo deve ser feito com braseiro bem quente, a 15 cm da brasa sem labaredas, tomando cuidado para o fogo não subir por conta da gordura característica que cobre o corte.

É importante que o fogo esteja bem quente, você não deve conseguir suportar mais do que 4 ou 5 segundos com a mão na altura da grelha.

Coloque o bife na grelha e aguarde o suco da carne começar a aparecer na parte de cima, média de 5 a 7 minutos, é hora de virar.

Deixe o mesmo tempo do outro lado ou até atingir o ponto desejado, nós recomendamos que seja servido malpassado, no máximo ao ponto, mantendo assim toda a maciez do bife de chorizo.

Uma dica extra é deixar a carne “descansar” por 5 minutos antes cortar e servir, assim o suco da carne volta para o centro e fica ainda mais suculenta.

É importante que o fogo esteja bem quente, você não deve conseguir suportar mais do que 4 ou 5 segundos com a mão na altura da grelha.

Vinagrete e farofa são ótimas opções de acompanhamento para churrasco com o seu bife de chorizo.

Um bom molho barbecue caseiro também é interessante para os adeptos de diferentes sabores.

Conteúdo relacionado: Como acender churrasqueira

Quer se tornar um especialista em churrasco?

Essas foram só algumas dicas, mas se você pensa em se tornar o verdadeiro mestre churrasqueiro, o gaúcho Pablo Luz criou o curso Segredos da Carne Macia e Suculenta, lá no Guia do Churrasco.

O Pablo separou outras dicas que ensinam desde o básico para quem é iniciante, passando até o nível mais avançado, que faz toda a diferença até para churrasqueiros mais experientes!

Fonte

Gostou das dicas? Compartilhe com os seus amigos nas redes sociais!

[sharethis-inline-buttons]

Deixe um comentário