Uma boa costela pode sim ser facilmente o ponto alto do seu churrasco, desde que você tenha paciência no preparo e siga as nossas dicas de como fazer costela assada na churrasqueira.

A costela é uma das mais saborosas carnes para churrasco e com um dos melhores custo x benefício entre os cortes bovinos, mas exige um certo conhecimento na escolha e para ser assada corretamente.

Para assar a costela na churrasqueira, o ideal é utilizar a costela minga, também conhecida como ponta de agulha, bem entremeada de carne e gordura, inteira pesa na média 15 kg, mas você pode comprar pedaços menores ou pedir ao seu açougueiro para cortar.

A costela de ripa (parte superior) tem fibras mais rígidas e ossos maiores, exige ainda mais tempo no preparo e também é muito saborosa, geralmente é utilizada no churrasco de fogo de chão.

Como fazer costela assada na churrasqueira

Ao contrário do que muitos acreditam, você pode e deve fazer a costela assada diretamente na churrasqueira, sem utilizar  papel alumínio ou celofane culinário, que acabaria cozinhando um pouco a carne e alterando o sabor.

A costela tem bastante gordura, enquanto assa lentamente em fogo médio, esse sabor vai passando para a carne e evita que ela fique ressecada, deixando-a com gosto único no churrasco.

Como temperar a costela

Como tempero para a costela vamos utilizar apenas sal grosso grande, ou na falta dele o sal grosso médio tradicional, com uma quantidade um pouco maior.

Uma dica bacana antes de temperar a costela é fazer vários cortes na gordura na parte de cima e na parte de baixo, ajuda a penetrar o sal e quando pronta a parte da gordura fica mais crocante.

Coloque o sal grosso sobre toda a cobertura da costela e aperte um pouco, vire e repita o procedimento do outro lado.

Como a costela é um corte maior,  vamos deixá-la próxima a churrasqueira por aproximadamente 20 minutos, para que o sal consiga penetrar em toda a carne.

Após o tempo necessário, você pode tirar o excesso de sal, antes de finalmente colocar a costela para assar na churrasqueira.

Churrasco de costela assada

O grande segredo do churrasco de costela é a paciência, ela deve ser assada em fogo médio, na parte mais alta da sua churrasqueira.

Comece com a parte dos ossos virada para baixo e deixe por aproximadamente 4 a 5 horas.

Quando os ossos começarem a aparecer, é hora de virar a costela e deixar por aproximadamente mais uma hora.

Agora é só servir e saborear o seu churrasco de costela, geralmente fica tão macia que você consegue retirar alguns ossos com a mão, os outros é só cortar junto a carne, fica extremamente saborosa.

Fica aqui um pequeno alerta, principalmente na região sul do Brasil a costela é o corte mais apreciado do churrasco, superando a tradicional picanha, mas é uma carne muito gordurosa, portanto consuma com moderação.

Costela na churrasqueira elétrica?

Respondendo a dúvida de alguns leitores, seria muito difícil acertar o ponto de uma costela diretamente na churrasqueira elétrica.

O que pode ser feito para chegar o mais próximo possível de um bom churrasco de costela é prepará-la previamente no forno em temperatura média para baixa, enrolada no papel alumínio por cerca de 4 horas.

Com esse tempo você já terá uma costela bem macia, pode agora cortar em pedaços que caibam na sua churrasqueira para dourar.

Matéria: https://guiadochurrasco.com

Contribuição: Edien Shop – http://www.edien.com.br/

Quer se tornar um especialista em churrasco?

Essas foram só algumas dicas, mas se você pensa em se tornar o verdadeiro mestre churrasqueiro, o gaúcho Pablo Luz criou o curso Segredos da Carne Macia e Suculenta, lá no Guia do Churrasco.

O Pablo separou outras dicas que ensinam desde o básico para quem é iniciante, passando até o nível mais avançado, que faz toda a diferença até para churrasqueiros mais experientes!

Fonte

Gostou das dicas? Compartilhe com os seus amigos nas redes sociais!

[sharethis-inline-buttons]

Deixe um comentário