Na hora de fazer um bom churrasco nossos leitores costuram ter algumas dúvidas na hora de calcular a quantidade de carne por pessoa, para não sobrar muita coisa no final e muito menos faltar carne para os convidados.
Hoje vamos apresentar a vocês a média que nós utilizamos e apresentar algumas variáveis que você precisa levar em consideração antes de sair para as compras.
No planejamento do seu churrasco, você vai precisar levar em conta a quantidade de convidados, se você vai ou não servir entradas e/ou acompanhamentos, os cortes que você vai preparar e o tempo médio de duração.
Conteúdo relacionado: Melhores carnes para churrasco
Como calcular quantidade de carne por pessoa para churrasco
Para não errar a mão na hora de calcular a quantidade de carne por pessoa leve em consideração os seguintes fatores:
Número de convidados (homens, mulheres e crianças)
Homens comem mais que as mulheres, crianças ainda menos, pois costumam brincar e param apenas para fazer a refeição completa (almoçar ou jantar).
Utilizamos os seguintes números:
- Homens – 500 gramas de carne
- Mulheres – 300 gramas de carne
- Crianças – 200 gramas de carne
Isso contanto que você vai servir entradas como um pão de alho assado por exemplo e que o seu evento conta duração média de 4 horas conta com acompanhamentos para churrasco como arroz, vinagrete e farofa.
Tipos de cortes
Na quantidade de carne citada acima estamos levando em consideração cortes sem osso como a picanha, maminha, fraldinha, alcatra e contrafilé. Mas se você pretende fazer por exemplo uma boa costela precisa aumentar um pouco a quantidade, pois ela perde muito peso durante o longo preparo.
Cortes com mais gordura como o cupim também diminuem consideravelmente de tamanho e você precisa levar isso em consideração.
Tempo de duração
Você também vai precisar levar em consideração o tempo médio de duração. Um churrasco que começa as 20:00 hs, geralmente meia noite o pessoal já está satisfeito de carne, mas um evento que começa durante o dia, no horário de almoço por exemplo por durar muito mais tempo e você precisa considerar isso no cálculo.
Nós recomendamos que na dúvida sempre jogue pra cima a quantidade, afinal sobrar é melhor do que faltar e com as sobras de churrasco você faz ótimas receitas, como o arroz de carreteiro por exemplo.
Conteúdo relacionado: Como fazer hamburguer caseiro
Quer se tornar um especialista em churrasco?
Essas foram só algumas dicas, mas se você pensa em se tornar o verdadeiro mestre churrasqueiro, o gaúcho Pablo Luz criou o curso Segredos da Carne Macia e Suculenta, lá no Guia do Churrasco.
O Pablo separou outras dicas que ensinam desde o básico para quem é iniciante, passando até o nível mais avançado, que faz toda a diferença até para churrasqueiros mais experientes!
Gostou das dicas? Compartilhe com os seus amigos nas redes sociais!
[sharethis-inline-buttons]