Na hora de fazer um bom churrasco a escolha dos cortes é uma das principais etapas, confira a nossa lista com a seleção das melhores carnes para churrasco.
É importante que você tenha consciência que não existe carne de segunda quando o boi é de primeira, frase de autoria do saudoso Marcos Bassi, grande especialista e autor do livro Carnes e Churrasco (clique no link para conhecer).
O que existe é um modo de preparo diferente de cada corte e os que combinam bem com a churrasqueira.
Melhores carnes para churrasco – Cortes bovinos
Vamos organizar as nossas sugestões no formato de lista, mas a ordem é aleatória, cada corte tem as suas vantagens e particularidades que as tornam especiais no churrasco, confira:
- Alcatra
- Picanha
- Maminha
- Contrafilé [Bife de Chorizo, Bife Ancho, T-Bone, entre outros]
- Fraldinha
- Costela
Conteúdo relacionado:
Alcatra
A peça inteira de alcatra nos reserva boas opções de carne para churrasco, é dela que retiramos por exemplo a picanha, a maminha e o miolo da alcatra, todos esses cortes ficam excelentes na churrasqueira.
Falando especificamente do miolo da alcatra, é uma carne para churrasco geralmente um pouco mais magra, mas fica muito saborosa grelhada.
Deve ser preparada em bifes altos, com média de dois dedos masculinos de espessura e servida preferencialmente ao ponto.
Também é ótima opção de corte para quem prefere a carne um pouco mais passada, sem perder o sabor e ficar dura.
Picanha
A picanha é talvez uma das mais conhecidas e melhores carnes para churrasco e pode ser preparada de diversas formas diferentes, uma mais deliciosa que a outra.
Pode ser preparada inteira, em postas no espeto, ou em bifes altos na grelha.
Para escolher a sua forma preferida de utilizar a picanha no seu churrasco, confira nossas dicas no link:
Maminha
A maminha é uma ótima opção de carne para churrasco, fica localizada na ponta do miolo de alcatra.
Podemos dizer que a maminha é naturalmente menos saborosa que a picanha e o próprio miolo de alcatra, por isso o ideal é assar a maminha inteira na churrasqueira, assim a pequena camada de gordura vai dar mais sabor e maciez ao corte.
Contrafilé
O contrafilé talvez seja o corte mais democrático do churrasco, a partir dele é possível obter diversos outros cortes, com diferentes sabores e quantidades de gordura.
Entre os mais conhecidos no Brasil, podemos destacar:
Bife de chorizo
Retirado da parte traseira do contrafilé (mais próxima do centro), o bife de chorizo é um corte para churrasco muito apreciado por nossos vizinhos em toda América do Sul.
Possui uma camada de gordura característica que cobre todo o corte (confira na imagem abaixo) e deve ser grelhado na churrasqueira em bifes altos, de no mínimo dois dedos de espessura.
Bife ancho
O bife ancho também faz parte do contrafilé, está localizada na parte dianteira da peça.
É característico por ter uma ótima quantidade de gordura marmorizada (que fica entremeada na peça), deixando o corte muito saboroso e macio.
Também deve ser preparado diretamente na grelha, em cortes altos e servido preferencialmente ao ponto.
T-bone
O t-bone está localizado na ponta do traseiro do contrafilé (parte que encosta no alcatra) e traz no corte um pedaço do filé mignon, um osso no formato de T (por isso o nome) e o próprio contrafilé.
Assim como o bife de chorizo e bife ancho, fica ótimo grelhado e pode ser uma opção de corte diferente, para variar um pouco das mais tradicionais carnes para churrasco.
Todos os cortes do contrafilé
Ainda é possível tirar de uma peça de contrafilé diversos outros cortes, entres eles a famosa bananinha, bisteca e o próprio filé mignon.
O filé mignon é um ótimo exemplo de carne considerada “de primeira” que na nossa opinião não está entre as melhores opções de carne para churrasco.
Todos os cortes do contrafilé você pode ainda adaptar para uma churrasqueira elétrica, caso você more em um apartamento por exemplo.
Basta fazer o corte um pouco mais fino e acompanhar para acertar o ponto desejado.
Contribuição: Edien Shop – http://www.edien.com.br/
Fraldinha
A fraldinha é um corte muito saboroso e com excelente custo x benefício, fica localizado próximo do vazio e da costela.
A fraldinha possui as fibras bem longas, deve ser assada inteira no espeto e fica muito macia quando cortada da maneira correta (contra a fibra).
Costela
A costela especialmente na região sul do país é o corte mais consumido do churrasco, superando a picanha.
Também com excelente custo x benefício a costela tem um sabor único no churrasco, apenas exige paciência.
Uma boa costela vai precisar de no mínimo 4 – 5 hs de fogo para ficar macia, confira nossas dicas para prepara a sua:
Outras opções de carne para churrasco
Nem só de carne de boi é feito um churrasco, existem outras opções e na hora de calcular a quantidade de carne por pessoa você pode optar por comprar uma porcentagem (compramos na média 20 – 30%) de outras carnes, confira:
Frango
De frango você pode preparar a tradicional asinha, a sobrecoxa desossada fica deliciosa e o coração também fica muito bom na churrasqueira.
Porco
No porco o corte chamado copa lombo é um dos mais suculentos, fora a opção da panceta que é deliciosa e quando colocada com a parte da gordura virada para a brasa bem quente, da o efeito pururuca que é sensacional.
Linguiça
A linguiça não pode faltar no churrasco, pode ser de frango ou porco e você pode escolher por opções recheadas, com pimenta biquinho, queijo, jiló, entre outras.
Quer se tornar um especialista em churrasco?
Essas foram só algumas dicas, mas se você pensa em se tornar o verdadeiro mestre churrasqueiro, o gaúcho Pablo Luz criou o curso Segredos da Carne Macia e Suculenta, lá no Guia do Churrasco.
O Pablo separou outras dicas que ensinam desde o básico para quem é iniciante, passando até o nível mais avançado, que faz toda a diferença até para churrasqueiros mais experientes!
Gostou das dicas? Compartilhe com os seus amigos nas redes sociais!
[sharethis-inline-buttons]